quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ABERTURA DO 1º FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE ARTES

1º FUÁ SE INICIA COM GRANDE DEBATE COM A PRESENÇA DO SECRETARIO DE CULTURA DO ESTADO, CHICO CÉSAR.


O 1º Festival Universitário de Artes, FUÁ-DCE/UEPB, se iniciou nesta terça-feira, com um pequeno atraso, por volta das 20h, com um grande debate com o tema: "A Importância da Cultura para o Desenvolvimento Social. 

Muitos alunos e ativistas culturais marcaram presença no debate, e participaram da mesa: Chico César, Secretário de cultura da Paraíba; Alberto Alves, Presidente do DCE/UEPB - Gestão O Tempo Não Pára; e o Professor da universidade Benjamin Pereira.

Foi comentado durante o debate sobre a história da UEPB, e sobre as muitas conquistas na área cultural do Estado, a exemplo de eventos como Comunicurtas e o Festival Internacional de Música. "O que os estudantes do DCE estão fazendo através do FUÁ é o casamento entre todas todas as culturas de todos os tempos." Disse o Professor Benjamin.

O Secretário de Cultura comentou sobre algumas atividades político-culturais que esteve participando ultimamente como a Conferência Nacional Cultura, e também comentou sobre o vale cultura, criado pelo ex-Presidente Lula. Ele falou também sobre o lançamento da PEC150 que está para ser lançada e dá imunidade tributária para obras literárias como livros, jornais, e edições periódias em mídias digitais, além da tentativa de aprovação de 10% do pré-sal para a cultura. "Eu gostaria de parabenizar o DCE por realizar uma discusão tão importante dentro da universidade, incentivando a diversidade cultural mesmo com impondo o contrário, não se pode ignorar os verdadeiros fazedores de cultura que existem dentro das universidades e em geral própria sociedade." disse o Chico César.

Chico ainda foi indagado por ativistas culturais da cidade sobre o atrasos no repasse do Fundo de Incentivo à Cultura - FIC Augusto dos Anjos. Ele garantiu que todos os projetos aprovados iriam receber exatamente o os recursos a destinados e aprovado para cada projeto, e que não haverá projeto prejudicado por falta de recurso. "(...) Houve um recolhimento de recursos para assegurar o pagamento dos 13º salários e esses recursos ja forma repostas a disposição das secretárias, então o pessoal pode ficar tranquilo que não serão prejudicados de forma alguma.



"Hoje damos abertura ao 1º Festival de Universitário de Artes da UEPB, evento o qual é um exemplo para todas as universidades, pois a cultura é um instrumento necessários na formação do indivíduo e esta é a intenção do evento, mostrar os talentos escondidos na própria universidade.", disse Alberto Alves, Presidento do DCE/UEPB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário